Conheça Maringá

Conheça melhor a nossa cidade.

Cidade

Planejada pela empresa Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná em 1947, Maringá foi elevada à categoria de município em 1951, desmembrando-se de Mandaguari.

Com traçado urbanístico inicialmente planejado e modernista, seguindo o princípio de Ebenezer Howard de Cidade Jardim, sofreu crescimento acelerado nas décadas seguintes, dando origem a núcleos periféricos como Sarandi e Paiçandu. Ainda assim, o município mantém índices de qualidade de vida elevados, preservando, no perímetro urbano, grandes áreas de mata nativa como o Horto Florestal, o Parque dos Pioneiros (bosque II) e o Parque do Ingá, sendo este último aberto ao público. Inclui ainda fragmentos menores como o Parque do Cinquentenário, ou áreas particulares e uma grande rede de áreas de conservação de fundos de vale.

Área 487,930 Km²
População 357.117 (IBGE/2010)
Densidade 731,9 hab./km²
Altitude média 515 m
Latitude 23º25’00’’ Sul
Longitude 51° 25' 00'' W-GR
IDH 0,841
Fonte: Prefeitura Municipal de Maringá - Dados de 2010

Geografia

Poucos rios cercam a cidade, a qual tem como principal meio de abastecimento de água o rio Pirapó. A captação de água superficial realizada no rio Pirapó corresponde a 88% da água distribuída, sendo os outros 12% provenientes de cinco poços profundos. Até abril de 2010, a cidade possuia 102.162 ligações de água. Seu território encontra-se entre o interflúvio dos rios Pirapó e Ivaí.

Turismo

Maringá foi agraciada com o “selo de cidade prioritária no turismo” durante o Encontro Estadual de Secretários Municipais de Turismo. Na prática, isso significa que o nosso município terá acesso facilitado a recursos destinados a fomentar as atividades turísticas. Durante o referido encontro, o governo lançou a política estadual de turismo, que pretende interiorizar as ações no setor, como a abertura de escritórios voltados a identificar as potencialidades de cada região.

Educação

Maringá apresenta uma gama muito ampla de opções nas áreas educacional, de ensino técnico e de formação superior, em especial nesta última, onde várias instituições oferecem mais de 100 cursos de graduação.

Outro número expressivo é o de grupos de pesquisa da Universidade Estadual de Maringá - UEM, credenciados pelo CNPQ, o qual ultrapassa duas centenas.

Um panorama realmente propício para otimizar os resultados de eventos que tratem de temas da educação formal e de outras variantes de disseminação do conhecimento.

Planejamento e Urbanismo

O traçado urbano de Maringá foi planejado com respeito à topografia local, o que se reflete na funcionalidade para locomoção entre os diversos pontos da cidade.

Intensamente arborizada e abrigando áreas preservadas da mata nativa, a cidade ostenta elevados níveis de saneamento e segurança, proporcionando uma atmosfera agradável, isenta dos fatores de stress comuns nas metrópoles.